Candidato do Republicanos  registrou uma evolução de 91,01% contra 39,77% do rival

Depois de uma longa e agressiva campanha eleitoral, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) saiu vitorioso representando um salto no escuro: ganhou com um crescimento duas vezes menor que do rival Duarte Júnior (Republicanos).

Uma evolução que causou perplexidade em todo o mundo, apesar do resultado negativo. A surpresa foi maior após a constatação de que o apoio dos ‘desertores’ não contribuíram tanto com a eleição do prefeito eleito.

Com 100% das urnas apuradas, Duarte Jr (Republicanos) recebeu 44,47% dos votos válidos, contra 55,53% do adversário Eduardo Braide (PODE). No entanto, o crescimento percentual do republicano foi maior que do adversário.

O candidato do Podemos saiu de 37,81% no primeiro turno para 55,53% no segundo turno, representando um crescimento de 39,77%. Duarte, por sua vez, pulou de 22,15% no primeiro turno para 44,47% no segundo turno, registrando um crescimento de 91,01%.

Essa é mais uma prova de que Duarte perdeu a eleição, mas saiu vitorioso das urnas em São Luís. Aos 34 anos, o jovem deputado que se tornou a grande revelação deste pleito, ainda terá muitas eleições pela frente em sua trajetória politica, mas em sua segunda disputa nas urnas – a primeira foi a de deputado estadual em 2018 –, fez o que muitos não conseguiram fazer numa corrida majoritária: crescer mais que o dobro do eleito.