Desde que o pré-candidato à Prefeitura de São Luís Duarte Jr (Republicanos) publicou na noite de quinta-feira (27) em suas redes sociais um vídeo em que resume sua trajetória de vida, uma grande repercussão vem sendo gerada.

Apenas no Instagram, mais de 11 mil visualizações e mais de 360 comentários positivos em menos de 24 horas (o Facebook no mesmo período registrou mais de 20 mil views) demonstram a identificação que seus seguidores têm com sua história simples, sem origem em família privilegiada com alto poder aquisitivo.

“Vamos resolver! Só vi e ouvi verdades… Eis a diferença que tanto incomoda! Venceremos, meu amigo. A luta será árdua, mas haverá vitória”, diz um dos calorosos comentários no Instagram.

Diferentemente da grande maioria dos políticos, que costumam receber influência dos pais e fazem carreira à frente de cargos públicos eletivos, Duarte faz um relato, apoiado com imagens de várias fases e de atividades que desenvolveu, mencionando ter sido vendedor de chocolate, de chip para telefone celular, participação em programa televisivo voltado para o público infantil – no qual se caracterizava de palhaço -, atendente em cantina de colégio e que utilizou ônibus gratuito para chegar ao local de estudo.

No vídeo, Duarte Jr também comenta sobre suas gestões exitosas à frente do PROCON e do VIVA Cidadão, entre 2015 e 2018, oportunidades que teve ao ser convidado por seu ex-professor do curso de mestrado da UFMA.

“Passei no mestrado da UFMA. E, lá, tive a sorte de ter Flávio Dino como professor. Ele me deu a oportunidade de uma vida. Acho que Dino viu em mim um cara bom pra resolver problema. E aí me chamou pra arrumar o PROCON. Fui lá e resolvi.”

Com produção simples, no vídeo que tem um minuto e quarenta e seis segundos, Duarte enfatiza a intenção de se apresentar como uma opção diferente das que puderam representar o executivo municipal ao longo dos anos.

“Se você procura alguém que vem de família de políticos, com grande estrutura e muito dinheiro, eu talvez não seja o seu candidato. Agora, se você procura alguém que vai brigar por você, que vai lutar pra defender os seus direitos, aí, eu te peço que me conheça um pouco mais.”