O candidato à Prefeitura de São Luís Duarte (Republicanos) teve como um dos primeiros compromissos desta quarta-feira (7) o Bora Resolver, realizado no Armazém da Estrela, no Centro Histórico. Dessa vez, o diálogo foi sobre “emprego e renda” e ações conjuntas nas áreas da cultura e turismo para estimular a economia da capital.
Duarte tem reiterando sobre as prioridades de sua possível gestão. Ele projeta investir 50% de todo o orçamento municipal nas áreas da Saúde e Educação. No entanto, sem descuidar de todas as outras áreas, e a cultura e o turismo, segundo ele, receberão forte investimento para fomentar a economia da cidade.
“A indústria do entretenimento é a 3ª que mais gera emprego e renda no mundo. Existe toda uma cadeia produtiva que vive e consome em razão dos eventos. Por isso, nós vamos expandir o calendário de eventos, de janeiro a dezembro. Nós vamos reduzir os impostos da rede hoteleira de 5% para 2% e vamos criar também as áreas de livre cultura e turismo, onde será possível realizar eventos, além das 2h da manhã, realizar festivais, fazer com que a nossa cidade entre no calendário dos grandes eventos. Vamos divulgar fortemente a cidade de São Luís fora do país, pra trazer mais consumidores, trazer mais turistas e, assim, claro, gerar mais emprego e renda.”
Ele comentou ainda que não somente as secretarias de Cultura e Turismo serão ocupadas por alguém técnico, mas também por quem entenda de gestão, independentemente de partido. “Todas as minhas indicações, absolutamente todas, serão técnicas”, garantiu.
Local do Bora Resolver Emprego e Renda, o Armazém da Estrela, que existe desde 2020, tem como proprietário Fred Brandt. Ele comentou sobre a discriminação que ainda existe contra produtores culturais e artistas que vivem de sua arte e do empreendedorismo que fomenta essa rede de entretenimento.
“Às vezes a gente é visto até como criminoso. A gente só está gerando empregos. Aqui, no Armazém, 50 pessoas trabalham na noite. E que muitos armazéns surjam, não só no Centro, mas por toda a cidade, pois não temos a intenção de sermos sozinhos. Venho acompanhando o Duarte. Ele tem sensibilidade e sabe que a cultura e o turismo têm muita importância”, comentou o empresário.