Em resposta a um oficio da prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo (PMN) sobre os limites territoriais de alguns povoados que fazem fronteira com os municípios vizinhos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disse em documento enviada à chefe do executivo bacabeirense, que o povoado Santa Luzia, nas proximidades do Sistema Italuís, pertence à Santa Rita e não ao município de Rosário, como algumas pessoas imaginavam.
Com a novidade, as Prefeituras de Bacabeira e Santa Rita iniciaram uma série de medidas que beneficiaram aquela comunidade. As ações compartilhadas só foram possíveis graças a um Termo de Cooperação Técnica, assinado pelos dois municípios. A iniciativa de buscar soluções compartilhadas ajudou a mudar a realidade das famílias da localidade.
“Indefinição territorial sempre foi um problema para as comunidades que estão localizadas nas regiões limítrofes na maioria dos municípios. Foi por conta dessa situação, que eu e o prefeito Hilton Gonçalo (Santa Rita), assinamos um Termo de Cooperação Técnica que acabou beneficiando, com ações compartilhadas, o povoado de Santa Luzia e outras localidades limítrofes entre as duas cidades”, destacou a prefeita Fernanda em contato com o blog.
Fernanda também comentou o ofício enviado pelo IBGE à Prefeitura de Bacabeira. Segundo ela, o documento do instituto ajuda a esclarecer uma informação equivocada e acaba com uma indefinição que prejudicava a vida da população. “Diferente do que se pensava, o povoado Santa Luzia pertence, sim, a Santa Rita. O IBGE é um grande agregador de informações dos limites territoriais”, finalizou a prefeita.