Pelo país, várias obras que poderiam melhorar a mobilidade urbana estão atrasadas ou pararam de vez. O assunto foi destaque na edição desta segunda-feira (6) do Bom Dia Brasil, com participação ao vivo da repórter Regina Souza.
Em São Luís (MA), os trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começaram a ser construídos, mas só começou a obra. Depois, parou no meio do caminho.
Os ônibus ainda são o único meio de transporte público coletivo na capital maranhense. São cerca de mil veículos para mais de 700 mil usuários.
Em 2012, começou a ser instalado o sistema de VLT para interligar o Centro da cidade a bairros da periferia. Seriam 13 km de trilhos. No entanto, apenas 800 metros de trilhos foram instalados.
Quatro anos depois, algumas peças já foram roubadas. O que sobrou, está se acabando no meio do mato, sumindo. O VLT custou aos cofres públicos R$ 7 milhões e está guardado em um galpão.
A atual gestão diz que não deu continuidade ao projeto iniciado pela gestão anterior por falta de planejamento e estudo de viabilidade, e que já apresentou um novo projeto ao governo federal e aguarda a liberação de recursos.