“NÃO DÁ ASAS”

Poucos entre os devotos do vice-governador Carlos Brandão têm coragem de admitir, mas, apesar de ser calejado na política, o não crescimento nas pesquisas pode estar relacionados aos erros táticos cometidos pela coordenação de campanha que impede o tucano de “obter asas para voar”. Vão precisar tomar mais Red Bull!

“VIRADÃO DO COVID”

A coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, destacou, ontem, que a festa promovida pelo governador Flávio Dino (PSB) no Réveillon do Palácio dos Leões, terminou com integrantes do primeiro e segundo escalão do governo infectados por Covid-19.

OS INFECTADOS

Além do próprio governador, que testou positivo para a doença logo após a festa de Réveillon, também foram contaminados os secretários Diego Galdino (Casa Civil), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), Cricielle Muniz, secretária adjunta de Governo, e Maxwell Cunha Santos, secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Pesca.

ERA FELIZ E NÃO SABIA

Avisamos em março de 2019, através de uma notinha publicada neste espaço que, se o ex-deputado federal Eduardo Braide (PODE) aceitasse ser candidato a prefeito de São Luís estaria trocando o paraíso pelo inferno, pois a prefeitura ludovicense era uma massa falida. Não deu outra: Braide já anda dizendo que era feliz e não sabia.

PEGA FOGO MESMO?

Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, ligou essa semana para Eliel Pereira Gama, presidente regional da legenda. “A eleição no Maranhão vai pegar fogo, presidente? ” – quis saber de Brasília. “Desde que as chamas não atinjam nenhum de nós!” – reagiu Eliel. Apesar do tom de brincadeira, o mandatário maranhense do partido afirmou que a sigla está se preparando para chegar competitiva nas eleições deste ano.

COM UM A MENOS

Um defensor de “carteirinha” do secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), garante que ele não será candidato a deputado federal. Vai ser vice de Carlos Brandão (PSDB). Se assim for, bom para os pré-candidatos a deputado federal pelo PT, que teriam um a menos para dividir o bolo eleitoral do partido.

FECHOU APOIO

O deputado estadual Fábio Macedo, pré-candidato a deputado federal, vem recebendo uma grande adesão de apoio dos vereadores de São Luís em seu projeto visando voos maiores no pleito de outubro deste ano. Essa semana, quem fechou apoio com Fábio foi o vereador Francisco Chaguinhas (PODE).

OUTRA REALIDADE

O início deste ano eleitoral sob a ameaça de uma nova onda de Covid-19 está fazendo partidos e pré-candidatos reverem planos. O maior foco de preocupação está nos Estados, onde os governadores, em busca da reeleição ou de emplacar um sucessor do mesmo grupo, temem ser obrigados a adotar medidas que restrinjam a circulação de pessoas, o que já mostrou ser um fator de desgaste entre parte considerável da população.

INVERSÃO DE PAPEIS

Segundo apurado, os governadores preveem uma inversão de papéis em relação a 2020: desta vez, deverá caber aos prefeitos a adoção de medidas amargas, caso elas se mostrem necessárias. É o caso, por exemplo, do Maranhão onde quem começou a editar os primeiros decretos foram alguns dos municípios com cancelamento de Carnaval, festas e até aulas.

JOGADA MANJADA

Enquanto governadores jogam a bola para os prefeitos em relação a adoção de medidas, o jogo de Jair Bolsonaro já está mais do que manjado: o presidente responsabilizará governadores e prefeitos por tudo.

:: Por falar nisso… ::

** Jair Bolsonaro nega ter acusado diretor-presidente da Anvisa de corrupção. Presidente da República respondeu carta divulgada por Antônio Barra Torres.

** Novo presidente sugere que PT apoiará candidato de Flávio Dino. Francimar Melo declarou que partido tem clareza de apoio à continuidade do governo socialista.

** Carlos Lula garante que esta semana governo se posiciona sobre recomendação do MP. Secretário de Saúde disse que novas medidas sanitárias levam em conta opinião das autoridades de saúde e também questões de ordem econômica e social.

** Deputada antivacina pode ser barrada na Assembleia a partir desta semana. Mical Damasceno não tomou nenhuma dose de imunizante contra a Covid-19 e, por isso, não tem comprovante de vacinação para apresentar.

São Luís, 11 de Janeiro de 2022.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.