PAI DA CRIANÇA
O senador Roberto Rocha (PSB) tem dito por onde passa do seu empenho para viabilizar recursos para a obra de duplicação da BR-135 – iniciada em 2012 – está paralisada. Em entrevista a uma emissora de rádio do interior, chegou a informar que se reuniu com o presidente do tribunal de contas, Raimundo Carreiro, para que as partes envolvidas possam chegar a um consenso e, assim, dá prosseguimento a obra. A postura e o discurso do senador indicam que ele, agora, quer assumir a paternidade da obra.

ELE É CANDIDATO
O vereador Marcial Lima (PEN) confirmou que trabalha para ser candidato à Assembléia Legislativa. Ele acredita que na esfera estadual tem mais chance de vitória do que numa disputa à Câmara Federal. Arrisco dizer que o mesmo nível de dificuldade ocorrerá em qualquer esfera que decidir candidatar-se.

UM SÃO SEM JOÃO
Muitas prefeituras no Maranhão estão acabando com a tradição do São João, ignorando forró, xote e baião, mas algumas passam da conta. São José de Ribamar anunciou as atrações de seu “São João” com atrações do axé, arrocha e sertanejo.

NOVO JULGAMENTO
O novo julgamento do caso envolvendo o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, foi remarcado para a próxima quinta-feira, 22, pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. O primeiro julgamento, que decretou a inelegibilidade do ex-prefeito, foi anulado sob a alegação de cerceamento de defesa. Para o novo julgamento, a defesa se mostra disposta a contra-atacar.

OUTRA CONDENAÇÃO
Os desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinaram ontem (19) a prisão do ex-prefeito de Paço do Lumiar, Mábenes Fonseca, por crimes previstos na Lei de Licitações e crime de responsabilidade (Decreto-Lei n° 201/67). O ex-prefeito foi condenado em ação penal pela juíza da 1ª Vara da Comarca de Paço Lumiar, Jaqueline Reis Caracas, ao cumprimento de pena de oito anos e seis meses de reclusão e ao pagamento de multa no valor de R$ 12.292,31, inabilitando-o para o exercício de cargo ou função pública (eletivos ou de nomeação) pelo prazo de cinco anos.

CENÁRIO MOVIMENTADO
Na opinião do ex-deputado federal e estadual, Joaquim Haickel, apenas Flávio Dino tem algo a perder se a ex-governadora Roseana Sarney for candidata a governadora. O ex-parlamentar avaliou, em artigo, que caso ela seja candidata, o cenário ficará bastante movimentado, fazendo um retrospecto, inclusive, das eleições de 2014, vencida por Flávio Dino.

NO CENTRO DO PODER
O deputado maranhense André Fufuca (PP) será alçado esta semana ao posto de 1º vice-presidente da Câmara Federal. O presidente Michel Temer (PMDB) irá à Rússia e à Noruega, passando o comando do país ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). No lugar de Maia assume Fábio Ramalho (PMDB-RJ), o que levará Fufuca à primeira vice-presidência.

DISPUTA ANTECIPADA
Tem causado certo alvoroço no meio jurídico alguns ataques que um pequeno grupo tem feito ao Presidente da OAB, Thiago Diaz, desde que este respondeu, em entrevista concedida ao jornalista Aquiles Emir, que poderá disputar a reeleição no ano que vem. A declaração fez antecipar a disputa na OAB do Maranhão.

PONTO & CONTRAPONTO
>> O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, volta a cogitar candidatura ao Governo do Estado, mas mantém-se filiado ao PCdoB.

>> Após três meses sem fiscalização, as avenidas de São Luís voltarão a ter controle eletrônico de velocidade a partir de agosto.