Filas, longa espera, conflitos de informações, aglomeração e risco de contaminação. Assim podemos definir a situação do Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19, que funciona numa estrutura montada no pavilhão de eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís.
O espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, foi inaugurado pela Prefeitura de São Luís no dia 19 de janeiro a fim de evitar aglomeração. No entanto, além de contrariar determinações das autoridades de saúde, o local não consegue cumprir regras sanitárias sendo marcado desde o início lotações de pessoas e reclamação do público alvo, que enfrenta cerca de três horas de espera para poder receber a imunização.
Fotos e vídeos enviados ao blog comprovam que a medida tomada pela prefeitura para diminuir a aglomeração, não consegue minimizar o risco de contaminação por Covid-19, transformando o espaço num verdadeiro ‘covidário’.
Mesmo com maior oferta de horários e a descentralização dos locais de vacinação, alguns destes espaços seguem lotados. Além disso, as denúncias apontam que as doses dos imunizantes são insuficientes mesmo para quem é considerado prioridade, gerando ainda mais tumultos de pessoas que pressionam para garantir a vez.