O objetivo é salvar vidas. Salvar jovens das drogas, das ruas, da marginalização e dar novas oportunidades de aprendizagem. Com essa perspectiva, o projeto Bombeiro Mirim que atende crianças e adolescentes carentes de Bacabeira, completa no próximo dia 19 de novembro, o seu 4º aniversário de atividades.

Foto 0017

O projeto é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros do Maranhão e, desde novembro de 2011, trabalha a formação disciplinar de meninos e meninas, com aulas de prevenção e combate às drogas durante seis meses.

Segundo o coordenador do projeto Bombeiro Mirim, o Capitão BM, Lucas de Jesus Gomes Lindoso, a ação tem como objetivo formar bons cidadãos, além de dar-lhes uma possibilidade de sair da ociosidade e formar uma base profissional para os estudantes.

Foto 0091

— Orientamos esses garotos sobre como agir em situações de emergências, além disso, proporcionamos uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade. Durante o tempo em que essas crianças estão atuando no projeto não estão nas ruas, e quando vão para casa são agentes multiplicadores de disciplina e de cidadania, — ressaltou capitão Lucas.

b5

Em Bacabeira, os adolescentes recebem instruções de bombeiros com a finalidade de torná-los capazes de combater princípios de incêndio, saber como tratar queimaduras leves, além de instruí-los sobre noções de salvamento terrestre e aquático. O trabalho educativo é realizado com o intuito de tirar estes adolescentes da ociosidade e difundir cidadania na formação deles, uma saída contra o uso de drogas, que assola a sociedade atual.

b2

COMO SURGIU?
O projeto Bombeiro-Mirim ‘Força Jovem’, foi lançado oficialmente no dia 19 de novembro de 2011, na 1ª Igreja Batista de Bacabeira, tendo como coordenador o Capitão BM, Lucas de Jesus Gomes Lindoso, que é auxiliado pelo 2º Sgt BM Paulo, pela professora Maria do Carmo e pelos pastores Carvalho e Felissícimo Neto.

O projeto contou inicialmente com 60 jovens que receberam instruções teóricas e práticas. Os alunos servem como agentes multiplicadores ajudando a sociedade bacabeirense. Atualmente o Bombeiro Mirim é composto de 150 brigadistas.

05c475d3-87a3-4840-aac6-bc5341a16427

CAMINHADA PELA SAÚDE
A décima edição da caminhada “Bacabeira Mais Saudável, promovida pelo Bombeiro Mirim, foi uma das ações em comemoração às atividades do projeto no município. O evento que contou com a participação da comunidade, foi realizado no último sábado (14), no Distrito de Peri de Baixo.

E MAIS:
O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou, na sessão do dia 24 de setembro, o Projeto de Lei nº 058/2015, de autoria do deputado Cabo Campos (PP), que dispõe sobre a criação do Programa Bombeiro Mirim nas diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

O principal objetivo do projeto, de acordo com o deputado Cabo Campos, é o de preparar os participantes para o enfrentamento de situações de emergência no campo da segurança contra incêndio e pânico; disseminação de conhecimentos na área de preservação do meio ambiente, ensinando noções de saúde e de higiene; educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas.

De acordo com a proposta, poderão participar do programa crianças e adolescentes, com idade mínima de 10 anos e máxima de 16 anos, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social. O programa será desenvolvido mediante a celebração de convênios com as prefeituras municipais interessadas, parcerias com organizações não governamentais e empresas do setor privado.