Uma cidade com grande demanda turística, mas com pouca qualificação profissional. Essa era a característica de Axixá, município localizado na Região do Munim, que começou a ser mudada com a gestão da prefeita Roberta Maria Gonçalves Barreto (PMDB). Lá, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, está ministrando dois cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nesta etapa, estão sendo realizados os cursos de Agente Cultural e Confeccionador de Instrumento de Percussão que contemplam 40 pessoas de diversas comunidades do município.
A aula inaugural que ocorreu no início do mês passado, no auditório do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, contou com a participação da diretora-geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Avançado de Rosário, Madalena Alves, da prefeita Roberta Barreto, de coordenadores, supervisores, estudantes e representantes sindicais.
Na ocasião, a prefeita Roberta deu as boas vindas aos alunos e destacou a grande oportunidade que está sendo oferecida. “O mercado de trabalho é competitivo e a qualificação faz a diferença. Buscamos fazer essa parceria com o IFMA, porque entendemos que a melhor ação social que se pode fazer é profissionalizar nossa gente”, ressaltou a gestora municipal.
A coordenadora do pólo, Flávia Fernanda de Sousa, falou da importância da parceria da prefeitura no investimento em qualificação por meio do Pronatec. Ela também destacou o potencial turístico e cultural da cidade.
“A cultura do Maranhão passa por Axixá. Aqui é o berço de grandes artistas como Donato Alves que era um mestre na arte de compor toadas. E a iniciativa da prefeita [Roberta] de trazer os cursos para o município nas áreas de Agente Cultural e Confeccionador de Instrumento de Percussão partiu da necessidade de capacitação da mão de obra disponível, pois Axixá é hoje conhecida mundialmente através do Boi que leva o nome do município”, afirmou.