O Aedes aegypti se tornou uma ameaça para a população com a transmissão de doenças como a dengue, chikungunya e zica vírus. Para evitar novos focos do mosquito, estão sendo realizadas na cidade de Balsas, a 810 km de São Luís, audiências públicas para orientar a população sobre o combate a dengue.

Quatro casos de dengue foram notificados em Balsas e para evitar o avanço da doença a Secretaria Municipal de Saúde está realiando as ações. A secretária de Saúde do Município, Cristiane Bastos, diz que é preciso unir forças para combater a dengue o quanto antes.

“Cada instituição, cada poder dê a sua contribuição, a sua troca de ideias para a gente combater o aedes aegypti porque nós sabemos que é um problema mundial e que nós precisamos combater o mais rápido possível. A zika está matando. Chikungunya e dengue e é um problema muito sério e que a gente tem que atacar e prevenir com a melhor resolutividade possível”, explica.

Uma força-tarefa foi realizada em Balsas com a participação de 50 agentes de saúde para detectar pontos de proliferação da dengue. Para o coordenador das ações, o agente de epidemiologia Éderson Martins, é preciso a participação diária da população no combate ao mosquito.

“Vamos conscientizar a população e mostrar que eles têm que fazer também a parte deles. Nós vamos fazer a nossa parte. Vamos tratar todos aqueles depósitos nas proximidades do rio e pedir o apoio popular. Depois que passarmos conserve a sua casa limpa. Ponha aquele lixo naquele horário de coleta. São cuidados simples que combate a dengue”, finaliza.