Ato publicado pelo Legislativo roraimense pressiona deputados maranhenses a se manifestarem sobre situação de Othelino Neto à frente do Palácio Manuel Beckman

Assembleia Legislativa de Roraima — Foto: G1 RR/Arquivo

Deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) convocaram para esta sexta-feira (29) uma sessão extraordinária para a escolha da nova mesa diretora da Casa.

De acordo com a Ale-RR, a sessão está prevista para às 16h.

A decisão ocorreu após o Supremo Tribunal Federal afastar o deputado Jalser Renier (SD) da presidência da Ale-RR.

A Procuradoria-Geral da Ale-RR havia marcado a nova eleição para às 9h do dia 18 de fevereiro, no entanto, de acordo com o deputado estadual Jerferson Alves (PTB), 16 dos 24 parlamentares assinaram um documento antecipando a eleição da mesa diretora.

Ainda segundo o deputado Jerferson, os parlamentares se reuniram na noite dessa quinta-feira (28). Uma das chapas que poderia concorrer às eleições seria a chapa do deputado Sampaio (PCdoB) que foi exonerado do cargo de secretário da Casa Civil pelo governador Antonio Denarium.

O pedido para que Renier não fosse reconduzido ao cargo é do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e ocorreu após entendimento do STF de que Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) não poderiam se candidatar à reeleição para presidentes da Câmara e do Senado em 2021.

Assembleia Legislativa do Maranhão — Foto: Arquivo

LÁ E CÁ

Desde o mês de dezembro o blog aponta a possibilidade de um efeito cascata com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impedir a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Isso, entretanto, já foi aplicado, na última segunda-feira (25), a uma Assembleia estadual.

A decisão foi um balde de água fria nas pretensões do deputado Othelino Neto em comandar Assembleia Legislativa do Maranhão até 2023. O chefe do legislativo estadual que já convivia com o risco jurídico de ter sido reeleito num processo de escolha antecipado sem previsão na Constituição do Maranhão, agora sofre com a jurisprudência majoritária do STF que impede a sua continuidade no comando do Palácio Manuel Beckman.

Em Roraim, o deputado Jalser Renier (SD) recorreu ao Supremo Tribunal Federal para se manter presidente da Assembleia Legislativa, mas a maioria na Casa Legislativa entendeu que não valeria à pena e optou mesmo em marcar a data para nova eleição.

A dois dias da posse da nova Mesa Diretora, resta saber qual a posição dos deputados maranhenses em relação ao tema indigesto que põe em xeque o futuro político de Othelino.

VEJA TAMBÉM:

STF barra reeleição na Assembleia de Roraima e decisão atinge Othelino Neto no Maranhão

Assembleia reforça ilegalidade ao republicar ‘incorreção’ de ata da ‘reeleição’ de Othelino Neto

Othelino mantém sonho pelo Senado, mas reeleição ilegítima põe em xeque o futuro politico

Assembleia Legislativa ‘legalizou’ desrespeito às normas constitucionais

Relator revela divergências em projeto que antecipou reeleição de Othelino Neto

Eleição antecipada na Assembleia do Maranhão pode ter sido inconstitucional

Antecipação de eleição na Assembleia tem ‘cara de truque’ travestido de procedimento