Modelo 3D do Sars-Cov-2, o novo coroavírus — Foto: Reprodução/Visual Science

Março é o segundo mês mais letal desde o início da pandemia no Maranhão, segundo um levantamento feito com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Até essa terça-feira (30), o estado já havia registrado 957 mortes por Covid-19.

Os números podem ser ainda maiores já que um novo boletim epidemiológico ainda será divulgado pela secretaria nesta quarta-feira (31).

Durante todo o mês, o Maranhão registrou, em média, 31,9 mortes por dia. O período só não é mais letal que junho do ano passado, quando 1.051 pessoas morreram em decorrência de complicações do novo coronavírus.

Março também teve o pior dia da pandemia, ao registrar 42 óbitos por Covid-19 em 24 horas. A marca foi alcançada na segunda-feira (29), exatamente um ano que o Maranhão teve a primeira morte pela doença confirmada.

Quando comparados com os dados de fevereiro deste ano, houve um aumento de 178% no número de mortes registradas durante o período. Já em relação ao número de infecções pelo novo coronavírus, foram contabilizados 21.945 novos casos em 30 dias.

As notificações de óbitos pela doença poderiam ser ainda maiores, já que segundo um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Maranhão é o terceiro estado que mais atrasa nas notificações de mortes por Covid-19. Os óbitos registrados no estado nesta semana, por exemplo, são de um mês atrás.

Com o avanço da pandemia em todo o estado, o Maranhão já confirmou 241.577 casos e 6.031 mortes pela doença até a terça-feira. Até o momento, 15.147 pacientes estão ativos, ou seja, em tratamento contra o novo coronavírus. (Com informações do G1)