O advogado criminalista Mozart Baldez, que desistiu de concorrer à presidência da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), em nome da união da oposição, superando assim fortes divergências que ameaçavam gerar divisões entre os candidatos opositores na eleição da entidade, desabafou ontem por meio de seu perfil, em rede social, após o colega Thiago Diaz ter confirmado vitória sobre a advogada Valéria Lauande que era apoiada no pleito pelo grupo do atual presidente Mário Macieira.
A postura de Mozart Baldez durante a pré-campanha pode ter ajudado a definir o resultado da eleição. O causídico diz que nunca recuou em enfrentar a ‘força maléfica’ que invadiu a Ordem e afirmou que nesse período foram 14 vídeos produzidos nos municípios do Maranhão, arriscando a própria vida, para mostrar a realidade da Justiça ao povo maranhense e a inoperância da OAB em relação ao assunto. A atitude de Baldez lhe rendeu apelido de cineasta.
— Fizemos e vamos continuar fazendo a nossa parte. Nunca recuei. Enfrentei a todos e depois vários colegas como Tufi e Marco Aurélio se uniram a mim para lutar contra essa força maléfica que invadiu a Ordem. Foram 14 vídeos produzidos nos municípios do Maranhão eu e minha esposa, arriscando a própria vida, para mostrar a realidade da justiça maranhense ao povo, a jornada T-Q-Q e a inoperância da Ordem que acuada lavou as mãos em relação às denúncias que apresentei e o seu presidente ao invés de combater os erros me apelidou de cineasta, numa atitude vil, pequena para quem se dispôs a conduzir o órgão mais importante dos advogados, — declarou Baldez.
O advogado criminalista afirmou que votou e pediu voto para o Thiago Diaz e torce para que ele cumpra todas as suas promessas. Para ele, Diaz tem tudo para passar a limpo a OAB-MA e transformá-la no maior instrumento de defesa da classe.
— Votei e pedi voto no Thiago e torço para que ele cumpra todas as suas promessas. O certo é que ajudamos a derrotar esse grupo que não fazia mais bem a advocacia do Maranhão. Aos que saíram fica uma lição: respeitem as opiniões contrarias, respeitem a dignidade das pessoas, pois vocês não são ‘Superdeuses’! — afirmou.
PARCERIA EM FAVOR DOS ADVOGADOS
Ao desistir de concorrer à presidência da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Mozart Baldez decidiu com seu grupo, fundar o Sindicato dos Advogados do Estado do Maranhão – SAMA, com base territorial em todos os municípios. Ele afirmou que o sindicato era uma forma de continuar a sua luta em favor dos advogados.
— O papel do SAMA será divorciado da política partidária e será voltado unicamente para a o interessem comum e da advocacia — comentou.
O presidente do SAMA recebeu garantias do novo dirigente da OAB-MA que ambos firmarão parceria em favor dos advogados, acadêmicos, estagiários e bacharéis.
O próprio Baldez explica que não há choque entre as atribuições da Ordem e da entidade que preside.
— As duas tem a função de defender o advogado, cada uma na sua função. O Sindicato tem atribuições exclusivas, como a homologação de rescisão contratual, piso salarial, além de atuar na defesa das condições de trabalho da advocacia. O novo presidente da OAB-MA, Thiago Diaz entende que as entidades têm a função de defender o advogado, tanto que nos garantiu que a OAB atuará em parceria com Sindicato — concluiu.