Para Carlos Brandão, a reunião foi providencial para que cada estado fosse ouvido. (Foto: Aline Cristina)
Para Carlos Brandão, a reunião foi providencial para que cada estado fosse ouvido. (Foto: Aline Cristina)

O governo do Maranhão vai analisar a proposta anunciada ontem pelo presidente Michel Temer de abertura de uma linha de financiamento de R$ 42 bilhões – a maior parte oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) – para investimentos em segurança pública, como reequipamento das polícias estaduais.

A proposta foi apresentada por Temer em reunião no Palácio do Planalto convocada com o objetivo de discutir soluções para a crise de segurança pública. O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão representou o governo Flávio Dino e, com os demais dezesseis governadores e outros seis vice-governadores presentes. Do encontro, no Palácio do Planalto, participaram, também, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Para Carlos Brandão, a reunião foi providencial para que cada estado fosse ouvido. “Existem diversas realidades, diversos desafios que precisam ser solucionados em suas especificidades. No caso do Maranhão, como o governo Flávio Dino se debruçou em aumentar em 35% o efetivo policial, construir mais cinco penitenciárias, entregar 900 novas viaturas, dentre vários outros benefícios que envolvem melhorias salariais, compra de equipamentos e demais incentivos vinculados à segurança pública, o que devemos fazer agora é avaliar quais serão as nossas próximas prioridades no setor”, avaliou, ao apontar que esta é uma questão que exige um estudo aprofundado antes de se definir os próximos passos para os investimentos.