Gestão Braide nega aplicação de vacinas vencidas, mas não esclareceu como população pode consultar data de validade do imunizante aplicado

Em um comunicado nada esclarecedor, a Prefeitura de São Luís negou nesta sexta-feira (02/07) que tenha aplicado doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 na população.

“A Semus informa ainda que não foi notificada pelo Ministério da Saúde ou qualquer autoridade sanitária sobre supostas irregularidades de vacinas e reforça que segue todos os protocolos exigidos, possuindo um procedimento operacional padrão que garante a segurança do processo de vacinação”, diz a nota oficial.

O problema, entretanto, é que o levantamento realizado pelos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi produzido com informações do DataSUs – Sistema do Ministério da Saúde, onde são atualizados com dados fornecidos pela própria Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A Semus negou a aplicação de vacinas expiradas, mas não forneceu nada que pudesse tranquilizar a população lodiovicense enquanto a isso.  No entanto, mesmo que a versão oficial tenha ocultado essas informações, o blog do Isaías Rocha verificou que é possível listar as pessoas que podem ter tomado vacina vencida na capital maranhense.

Que saber a verdade?

Os casos suspeitos de vacinação fora da validade, com data da aplicação da vacina, data de nascimento e primeiros dígitos do CPF das pessoas vacinadas, podem ser consultados através do site ConecteSUS; veja como consultar:

Veja como consultar o lote e a data de validade da vacina contra covid-19 que você tomou e modo rápido, seguro e fácil através do site ConecteSUS.

Se você não está com a carteirinha de vacinação em mãos e quer saber qual Imunizante (CoronaVac / ButantanAstraZenecaPfizer, Fiocruz ou Janssen), o lote, a data de validade e o estabelecimento do SUS que você tomou a vacina da covid-19 na campanha de imunização é bem prático e fácil.

Para ter acesso a carteira de vacinação digital é só acessar  o site do ConecteSUS em https://conectesus-paciente.saude.gov.br ou o aplicativo disponível no Google Pay ou Apple Store.

Ao acessar o ConecteSUS você deve entrar com sua conta e-gov, a mesma utilizada para acessar os dados do Imposto de Renda e verificar a restituição, após fazer login é só autorizar o acesso aos seus dados.

Na próxima tela você terá todas as suas informações no Ministério da Saúde. Na parte inferior da figura sobre campanha de vacina em “Ações Rápidas” selecione “Vacinas”.

As vacinas são representadas pelas respectivas cores:

FIOCRUZ – VERDE

BUTANTAN – AZUL ESCURO

PFIZER – AZUL CLARO

JANSSEN – AMARELA

ASTRAZENECA – ROSA

 

Além da carteira de vacinação será possível obter o seu cartão SUS, bem como os exames de diagnóstico para covid-19 e atendimentos realizados na rede do SUS após abril de 2018.

Mas atenção os registros de vacina podem demorar até 10 dias para entrar no sistema.

Se você quer saber o lote da vacina da AstraZeneca é só seguir os passos acima e depois acessar a matéria com os Lotes das vacinas da AstraZeneca contra covid-19 teriam sido aplicadas após data de validade.

Como criar uma conta gov.br para acessar o ConecteSUS

Passo 1:
Visite https://acesso.gov.br;
Clique na opção “Crie sua conta gov.br”

Passo 2:
Selecione uma das opções de cadastro.
– Validação Facial no App Meu gov.br
– Bancos Credenciados
– Internet Banking
– Número de CPF:
– Certificado digital
– Certificado digital em nuvem

Passo 3:
Cadastre-se – de acordo com a sua opção, diferentes perguntas surgirão na sua tela.

Leia as instruções com atenção;
Responda as perguntas;
Clique em Avançar para prosseguir.
Ao final, você deve cadastrar uma senha para sua conta.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.