O presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, vereador Dudu Diniz (Cidadania) afirmou, em entrevista à imprensa, que o Parlamento Metropolitano, proposto pelo vice-presidente da Câmara de São Luis, Francisco Chaguinhas (Podemos), vem fortalecer o municipalismo no Maranhão.

Dudu Diniz participou da reunião em que Chaguinhas apresentou a iniciativa, na manhã da última quarta-feira (03), na Sala Vip do Legislativo ludovicense, juntamente com dirigentes das Câmaras de Rosário, Raposa e Bacabeira, além dos vereadores ludovicenses Pavão Filho (PDT), Domingos Paz (Podemos) e Álvaro Pires (PMN). O encontro também contou com a presença do vice-presidente da Câmara Bacabeirense, Lucas Seixas (PMN).

“Me sinto extremamente honrado em participar de um evento histórico como esse. O Parlamento Metropolitano vem modificar muito a política, porque fortalecerá consideravelmente o municipalismo no Maranhão. Uma iniciativa brilhante e interessante do vereador Chaguinas”, disse Dudu Diniz.

Veja também:

“Precisamos unir forças”, diz presidente da Câmara de Rosário sobre Parlamento Metropolitano

Presidente da Câmara de Raposa diz que Parlamento Metropolitano é instrumento de desenvolvimento

Encontro na Câmara de São Luís discute criação do “Parlamento Metropolitano”

O dirigente do Legislativo ribamarense assinalou que viu o entusiasmo no semblante e na fala de todos os participantes da reunião que derivou a criação do Parlamento Metropolitano e, que, por isso, acredita no sucesso do órgão.

O que é?

O Parlamento Metropolitano é um projeto que busca integrar os 13 municípios da RMGSL, através de reuniões mensais com vereadores dessas cidades para discutir problemas e soluções que não são abarcados pelas Câmaras ou pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

A iniciativa aglutinará Câmaras Municipais de 13 municípios, sendo os quatro da Ilha, (São Luis, Paço do Lumiar, Raposa e Ribamar), além de Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Alcântara e os que compõem a região do Baixo Munim (Axixá, Morros, Icatu, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande).

Lei federal

O projeto do Parlamento Metropolitano está ancorado na lei n° 13.089, conhecida como Estatuto da Metrópole, que estabelece “diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas pelos Estados, normas gerais sobre o plano de desenvolvimento urbano integrado”.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com