Tema pode ser a causa da estagnação de Fernando Pessoa há 4 anos / Foto: Reprodução

Uma pesquisa eleitoral produzida pelo Instituto Exata mostra que o percentual de intenções de voto no atual prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, está estagnado desde o fim de 2020.

No levantamento feito com 400 pessoas maiores de 16 anos de idade, residentes e com domicílio eleitoral na cidade, 55% disseram que votariam em Fernando Pessoa contra 33% que manifestaram desejo em votar para Cleomar Tema (ex-prefeito). A consulta apontou ainda que 5% votariam em nenhum ou branco/nulo e 7% não sabe ou não respondeu.

Apesar de liderar a preferência do eleitorado tuntuense, não há nada a comemorar com o resultado. Isso porque, além de não crescer no estudo, o desempenho de Fernando Pessoa na pesquisa é praticamente o mesmo que consagrou sua vitória nas urnas na última disputa eleitoral, quando foi eleito com 55,14% [11.676 votos] contra 44,86% [9.499 sufrágios] do adversário da época.

Mesmo liderando preferência em Tuntum, Fernando Pessoa segue estagnado há 4 anos

Em contrapartida, Pessoa não perdeu votos fora da margem de erro no levantamento divulgado hoje em O Imparcial. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro. A margem de erro é de 3,69 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiabilidade de é de 90%.

Com o prefeito estagnado há 4 anos, sua equipe de campanha percebeu que precisa fazer acenos para uma faixa de eleitores indecisos e decidiu investir em um ataque mais incisivo contra o principal oponente capaz de ameaçar sua reeleição. O objetivo era conquistar pelo menos 3% das intenções de voto desse grupo, mas a consulta do Exata mostrou que a estratégia até agora não funcionou.

Pesquisa divulgada hoje trouxe o mesmo resultado que consagrou a vitória de Fernando Pessoa em 2020. Ou seja, não cresceu e não perdeu votos

Quem são os ‘temandos’?

No mês de março deste ano, outra pesquisa do mesmo instituto apontou que o atual mandatário de Tuntum tinha uma gestão aprovada em 80% junto aos eleitores do lugar. O problema, entretanto, é que essa avaliação não refletiu em votos na segunda rodada do levantamento, mas revelou uma espécie de ‘temandos’, eleitores de Tema que aprovam Fernando, principal adversário político do ex-prefeito tuntuense.

Os achados indicam preferência e rejeições fortes dos grupos em relação a Tema e Fernando. Quem apoia Tema rejeita Fernando nas urnas e vice-versa. O índice vai aumentando à medida que as eleições vão se aproximando. Por isso, a aprovação de 80% do prefeito não refletiu em votos, pois somente 55% dos eleitores manifestaram apoio na reeleição do atual mandatário.

Quem são os ‘temandos’, eleitores de Tema que agora aprovam Fernando em Tuntum?

Outro fato curioso

Há um detalhe delicado nas pesquisas eleitorais: a diferença entre o não voto (brancos, nulos e abstenção) que será verificado na urna e os que, em pesquisas estimuladas, não escolhem nenhum candidato quando a lista é apresentada.

Em Tuntum, no dia da eleição, o não voto registrou algo em torno de 3,33% em 2020, mas na pesquisa divulgada hoje esse contingente é quase duas vezes maior. Cerca de 5% dos pesquisados não indicam candidato na estimulada, mas provavelmente metade desse público acabará votando em algum candidato nas eleições do próximo ano.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com