Alto Alegre do Pindaré foi um dos municípios que não reduziu número de vereadores, após diminuição populacional / Foto: Reprodução

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu nota na tarde desta quinta-feira (24) para esclarecer que instrui promotores eleitorais a atuarem nos casos referentes ao número de vereadores frente ao censo IBGE 2022.

No comunicado, o órgão revelou a partir de levantamento feito pela Procuradoria Regional Eleitoral, constatou que alguns municípios no Maranhão não promoveram a adequação do número de vagas nas Câmaras aos resultados do censo, gerando quantidade de candidatos eleitos ao cargo de vereador superior à constitucionalmente fixada para tais localidades.

“Por isso, o MPF destaca que a persistência da situação resulta na indevida diplomação, posse e exercício de pessoas para cargos que não deveriam existir, gerando considerável gasto de recursos públicos, o que demanda atuação preventiva do Ministério Público Eleitoral”, diz trecho da nota.

O órgão de controle informa ainda que nos casos onde o número de vereadores é superior àquele definido nos parâmetros da Constituição, o Procurador Regional Eleitoral, José Leite Filho, instruiu os Promotores Eleitorais a acionarem os Juízes Eleitorais para retotalização dos votos obtidos pelos candidatos nas eleições 2024 e confirmar a diplomação somente daqueles que se encaixam dentro do quantitativo fixado constitucionalmente.

Clique aqui e leia a nota na íntegra

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com