Paulo Victor vai assumir a Cultura, Othelino a Representação em Brasília; e Abgail deve comandar os Povos Originários

A montagem do secretariado do novo governo, a partir das nomeações feitas pelo governador Carlos Brandão (PSB), deve trazer mudanças na composição da Câmara Municipal de São Luís e Assembleia Legislativa em relação ao que havia sido definido, respectivamente, nas eleições de 2020 e 2022.

Ao todo, pelo menos três parlamentares com assento nas duas Casas Legislativas serão substituídos por suplentes ao longo dos trabalhos, a partir do mês de março, com a posse dos indicados para comandar pastas.

A Lei Orgânica e Constituição Estadual preservam o mandato parlamentar do vereador ou deputado que for nomeado secretário ao longo de uma legislatura − permitindo, assim, o retorno às funções legislativas em caso de encerramento das atividades no Poder Executivo. Mas não é possível acumular funções, o que faz com que os suplentes assumam as vagas no Poder Legislativo.

Na Assembleia

A mudança na Assembleia Legislativa gira em torno do ex-presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), cotado para comandar a Secretaria de Estado da Representação Institucional do Maranhão em Brasília (SERIDF); e a deputada Abigail Cunha (PL), que deve assumir a pasta dos Povos Originários, a ser criada na estrutura governamental.

Com a saída dos dois parlamentares, os suplentes Zé Inácio (PT) e Pará Figueiredo (PL), devem ocupar as vagas no Legislativo estadual.

Na Câmara

O presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), que assumirá a Secretaria de Estado da Cultura – SECMA, dará lugar ao suplente Marcelo Poeta (PCdoB). Vale lembrar que o parlamentar pode seguir afastado sem perder o mandato na Mesa Diretora enquanto ocupar o órgão estadual, podendo retornar ao comando do Legislativo caso se desligue da pasta.

Presidência

Outra mudança é na presidência da Câmara de São Luís. Com a licença de Paulo Victor para assumir a Secma, o comandado da Casa ficará com o vereador Francisco Chaguinhas(Podemos). Chaguinhas foi eleito em abril do ano passado (biênio 2023/2024) como primeiro vice-presidente do legislativo municipal.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.