“Jornalismo é uma fonte de resistência da civilização”, professor Ed Wilson Araújo / Foto: Neto Diniz

PAÇO DO LUMIAR, 19 de maio de 2024 – O jornalista Ed Wilson Araújo, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do Maranhão (Abraço/MA), bateu um papo na tarde deste sábado, 18/5, com os ouvintes do podcast ‘Pinga-Fogo’, da rádio Cultura FM 106,3.

Na entrevista, ele defendeu a regulamentação das redes sociais e afirmou que “regulação não é censura”. Na conversa, o convidado destacou que “a população não estava preparada para essa educação midiática de receber uma informação e fazer o trabalho de verificação”.

O professor lembrou que “o jornalismo que está sob ataque, apesar de tudo, foi o jornalismo que venceu na pandemia e salvou a democracia no Brasil”. Na ocasião, Ed Wilson disse que a propagação das fakes news “é um processo intencional de induzir pessoas a erros”.

A entrevista trouxe uma grande audiência ao programa com ouvintes participando, através de comentários ao vivo nas redes sociais e, por meio das demais plataformas, que a emissora disponibiliza para interação com o público.

Durante sua participação, o presidente da Abraço/MA destacou ainda que o “jornalismo é uma fonte de resistência da civilização” e garantiu que na era da desinformação o jornalismo de qualidade vai sobreviver”.

Na oportunidade, o professor frisou também que nesse processo de desinformação “a convicção é mais perigosa do que a mentira porque uma pessoa convicta é escrava do processo de conhecimento ou falso conhecimento”. Segundo ele, ” a convicção é uma espécie de prisão”.

A entrevista com Ed Wilson no programa durou pouco mais de 1h30 minutos e foi conduzida pelo apresentador Neto Cruz, contando com a participação do jornalista Isaías Rocha.

Assista a seguir a íntegra da entrevista:

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com