Sessão do Pleno do TJMA desta quarta-feira, 13

O presidente do TJ-MA (Tribunal de Justiça do Maranhão), Paulo Velten, e a desembargadora Nelma Sarney bateram boca hoje, durante sessão Plenária Administrativa – referentes a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que impediu o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) de fazer a promoção do juiz Samuel Batista de Souza a desembargador, pelo critério de antiguidade e, em relação a definição da lista tríplice para o preenchimento da vaga de Desembargador relativa ao quinto constitucional, destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Maranhão (OAB/MA).

Tudo começou quando o desembargar Jorge Rachid questionava a demora da Corte em escolher a lista tríplice para o preenchimento da vaga destinada à advocacia. Nelma Sarney pediu um aparte e acusou Paulo Velten de menosprezar os demais desembargadores.

“Estou neste tribunal há 22 anos e nunca vi uma situação dessa de ninguém dar satisfação. (..) Vossa excelência menospreza, eu acho, os demais desembargadores”, declarou a magistrada.

Em resposta, Velten disse que Nelma foi ‘vencida’ na decisão do Órgão Especial. Nelma, por sua vez, retrucou. ‘Nós ganhamos no CNJ’. Irritado, Velten disse que não existia nenhuma decisão colegiada do CNJ. ‘Foi uma decisão monocrática e précária’, rebateu.

O debate prosseguiu com apartes dos desembargadores José Jorge, Ângela Salazar e Raimundo Barros. Em determinados momentos, houve troca de insultos entre os membros da Corte numa discussão que durou quase 40 minutos. A desembargadora Ângela reclamou do tom irônico e debochado de Velten com a colega Nelma e pediu tratamento igualitário e respeitoso com as mulheres com assento no Pleno.

Os desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida e Gervásio Protásio dos Santos atuaram como ‘bombeiros’ para tentar encerrar o bate boca. Os dois se manifestaram para defender a postura do presidente Paulo Velten em aguardar o julgamento do mérito no CNJ.

Assista ao debate:

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com