O senador Roberto Rocha (PTB), que deve buscar a reeleição nas eleições deste ano, numa disputa contra o ex-governador Flávio Dino (PSB), pode receber apoio de dois ou mais candidatos a governador da oposição no Maranhão. A afirmação foi feita com exclusividade pelo deputado estadual César Pires (PSD), nesta quarta-feira (27), durante as gravações de uma entrevista ao Programa Sem Filtro, veiculado pela TV UFMA (Canal 16.1), às terças-feiras, a partir das 21h.

Durante o bate-papo, ele respondeu a perguntas dos jornalistas Glaucio Ericeira, apresentador do Programa Ponto Continuando, na Rádio 92.3 MHz; Elinalva Cardoso, repórter da TV Guará (Canal 23.1); e Isaías Rocha, apresentador do programa Tá Na Pauta, da Rádio Nova FM (93.1 MHZ) que foram convidados para participar desta edição que vai ao ar na próxima terça-feira, dia 3 de maio.

Ao tratar da conjuntura política maranhense, o parlamentar destacou que não acredita que a eleição para governador seja decidida em apenas um turno. Sobre a possibilidade de palanques múltiplos ao principal adversário de Flávio Dino ao Senado, o deputado afirmou que a única dificuldade seria a verticalização que pode atrapalhar uma aliança das oposições em torno do petebista, mas os dirigentes das legendas vão discutir uma saída numa reunião que deve ocorrer entre eles.

César Pires revelou ainda que as chapas majoritárias – encabeçadas por Weverton (PDT), Edivaldo Júnior (PSD) e Lahesio Bomfim (PSC) – seriam mantidas pelos partidos, pois, segundo ele, essa possível união das siglas, neste primeiro momento, seria apenas em torno de um nome para fazer frente à pré-candidatura do ex-governador maranhense, dando a entender que essa conjuntura pode ser uma estratégia do Palácio do Planalto visando impedir o projeto do antecessor do governador Carlos Brandão na disputa da única vaga ao Senado pelo Maranhão.

“Hoje, mesmo disputando sozinho, Flávio Dino tem pouco mais de 48% dos votos. A disputa nem começou, mas mesmo sozinho, o ex-governador tem uma rejeição de mais da metade do eleitorado maranhense”, frisou.

Conflitos entre poderes

O líder do PSD na Assembleia Legislativa também comentou sobre conflitos entre poderes e crise institucional, provocada pelo decreto por meio do qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu graça ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) que foi condenado pelo STF, no último dia 20, a oito anos e nove meses de reclusão, em regime inicial fechado.

Ao longo da entrevista, o deputado falou sobre sua carreira como reitor da UEMA, comentou algumas das principais ações como secretário de Educação no Maranhão, falou sobre os indicadores de pobreza no Estado nos últimos sete anos, avaliou o secretariado que integra a equipe do governador Carlos Brandão (PSB), dentre outros assuntos.

Anota na agenda!

O programa Sem Filtro, que é apresentado pela jornalista Josie Bastos, irá ao ar na próxima terça-feira (3), às 21h, na TV UFMA, site da emissora, canal do YouTube e na rede social Instagram. Você pode acompanhar o bate-papo também através dos canais: NET/Claro Tv: Canal 17 Sky: Canal 316 TVN: Canal 16.