Um dado divulgado nesta segunda-feira, 22, na pesquisa divulgada pelo Instituto Datailha, sobre as eleições em São Luís, chamou a atenção do blog do Isaías Rocha. O levantamento revelou que a maioria do eleitorado ludovicense aprova a gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), mas ainda avalia se quer a reeleição do mandatário municipal.

No cenário espontâneo, quando não é dada nenhuma opção de resposta aos entrevistados, Braide apareceu com 39,7% das intenções de votos contra 16,8% do deputado Duarte Jr. (PSB). Os demais concorrentes aparecem abaixo de 2% e o número de indecisos beira a casa dos 40%, levando em conta a margem de erro.

O problema, no entanto, é que a margem de intenção de votos no prefeito ficou menor que a avaliação de governo. Neste quesito, 77,6% aprovam sua gestão, enquanto 18,1% desaprovam.  Não sabem ou não responderam foram 4,3%.

Quem são os ‘duraides’?

Outro ponto interessante que passou despercebido pela imprensa é que o índice de avaliação da gestão municipal, revelou uma espécie de ‘duraides’, eleitores de Duarte que aprovam Braide, principal adversário político do prefeito ludovicense.

O achado do levantamento serve para nos mostrar mais uma vez que não existe verdade absoluta no cenário político. Até mesmo as velhas máximas que sempre funcionaram podem deixar de fazer efeito diante da grande quantidade de variáveis que envolvem a decisão de um eleitor.

Ao analisar os recortes sobre a percepção política dos eleitores, fica claro que o ludovicense pode até avaliar de forma positiva uma gestão, mas isso não significa que essa avaliação venha se converter em votos para o mandatário que estiver no comando do Palácio de La Ravardière, sede da prefeitura de São Luís.

Metodologia

O Instituto Datailha ouviu 1.000 eleitores entre os dias 17 e 18 de julho de 2024. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%.A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MA-05974/2024.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com